marilia kranz
Marília Kranz nasceu no Rio de Janeiro, 1937 - 2017.
Pintora, desenhista, gravadora e escultora. No Rio de Janeiro, cursou a Escola Nacional de Belas Artes, em 1956 e estuda com Caterina Baratelli, em 1963. Faz sua primeira exposição individual em 1968 na Galeria Oca, do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues (1927 a 2014). Em 1989, executa um painel para o Rockfeller Plaza em Nova York, Estados Unidos. Em 2007, o crítico Frederico Morais (1936) escreve um livro em sua homenagem publicado pela Andrea Jakobson Estúdio.
Marília era uma mulher de personalidade forte. Sua forte atuação política a conduziu a fundar o partido verde. Ficou conhecida pela postura libertária com que enxergava a sexualidade. Considerada à frente de seu tempo, era corajosa, sempre moderna e foi uma das vozes mais poderosas na defesa da liberdade sexual e na defesa da liberdade.
Em suas obras, a artista revela seu amor pelo Rio de Janeiro. Entre as características de seu trabalho, estavam a delicadeza e personalidade de seus traços que Marília apresentava por sua perspectiva, como um caleidoscópio: volumes de cores, luz, transparências, efeitos visuais sem truques. Seu trabalho foi reconhecido nacional e internacionalmente, com 17 exposições individuais, 89 exposições coletivas, e 3 prêmios: o Prêmio Aquisição no Salão de Artes de Campinas, Prêmio Aquisição no Salão de Pintura de Florianópolis e o Prêmio Aquisição no Salão de Artes Visuais no Rio de Janeiro.