MÚLTIPLOS | 06 a 31 de outubro de 2023



MÚLTIPLOS

05 a 31 de outubro de 2023

A galeria Mercedes Viegas apresenta a exposição de onze artistas de três gerações distintas e suportes variados. A maioria deles é conhecida no meio das artes visuais, tendo em comum, trabalhos em séries:

 Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Daniel Senise, Gaya Rachel, Marcos Chaves, Maria Baigur, Regina de Paula.

 Variam entre fotografia, litogravura, escultura, impressão gráfica, impressão holográfica, serigrafia, silk screen e xilogravura.

 Os trabalhos apresentados vão da década de 60, da artista Anna Bella, impressão fine art, a 2022, três xilogravuras de autoria de Gaya Rachel, a mais jovem artista do grupo

 Não podemos deixar de citar a série emblemática em silk screen, de Cildo Meireles, “Metros” o único artista brasileiro homenageado recentemente com o maior Prêmio europeu, da Fundação suiça Roswitha Haftmann.

 São quatro trabalhos da artista Anna Maria Maiolino, duas expressivas fotografias, uma serigrafia e uma escultura em metal fundido; reproduzido no livro "Anna Maria Maiolino - Vida Afora / A Life Line", editado pela curadora Catherine de Zegher, publicado pelo The Drawing Center, NY, 2002. pg. 149

 Marcos Chaves usou a imagem mais emblemática da cidade do Rio de Janeiro, a vista da Baía de Guanabara “Eu só vendo a vista “frase de inúmeras interpretações, com a maior tiragem quinhentos exemplares, esgotada.

 Uma peculiaridade, a gravura sobre chapa de acrílico de Antonio Dias, “derrotas e vitórias” além de ser Prova do Artista tem edição de 10 exemplares; enquanto o outro trabalho de Dias é serigrafia.

 Aguardamos vocês.


Obras