camile sproesser

Camile Sproesser nasceu em São Paulo (1985), onde vive e trabalha. Estudou artes visuais no Centro Universitário de Belas Artes (CUBA) e direção cinematográfica na Academia Internacional de Cinema. Cursou jornalismo e literatura na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Desde 2015, frequenta os seminários do artista Carlos Fajardo, além de haver estudado arte contemporânea com o crítico de arte Tiago Mesquita em 2016. Também em 2016, Camile fez uma residência no Institut für Alles Mögliche em Berlim, cidade onde também teve uma exposição individual.

Em 2018, Camile realizou a sue primeira exposição individual, “pantera serpente e outros amuletos”, sua primeira, na Galeria Mercedes Viegas. Desde então, expôs na galeria Mendes Wood DM (São Paulo), em 2019, e no Projeto Vênus (São Paulo), em 2020; na galeria Zipper (São Paulo) em 2021; na The Pit (Los Angeles) em 2021 e na Central galeria (São Paulo) em 2022.

As pinturas de Camile Sproesser cruzam narrativas pessoais e fantásticas a um só tempo. Em composições destacadas pela vivacidade das cores, a artista invoca a potência simbólica de animais, figuras humanas e outros signos da natureza e da cultura para abrir suas possibilidades de representação hoje. Entre retratos e visões, o universo poético de Sproesser é satírico, lúdico e destemido. Ao beber de referências literárias e mitológicas diversas, a artista atravessa histórias do passado com as questões sociais e identitárias do feminino no tempo presente. Neste sentido, as imagens conjuradas em suas telas não estabelecem juízos objetivos sobre os temas que abordam, preferindo reverberar humores e sentidos mais próximos do instinto.

“ Acredito que tudo que a gente olha, ouve e sente se transmuta no inconsciente e vem à tona no trabalho. É alquímico. Me interessa a relação de uma concha com uma pedra, por exemplo, os diferentes reinos e diálogos entre eles.”


obras

 

exposições relacionadas