biblos | 01.08.2018 - 29.08.2018

O título da nova exposição de Miri Felix, “Biblos”, nos remete ao livro sagrado do cristianismo. Observando as esculturas de Felix, lembramos da estória, ali relatada, da origem do primeiro homem. Adão é uma escultura de argila que ganha vida após ser insuflado com um sopro divino que penetra suas narinas. 

Em “Biblos”, a questão da origem se coloca além do material e técnica usadas e opera também através de símbolos de fertilidade. Ficamos diante de uma figura cuja cabeça é um ovo, de outra com a cabeça contida dentro de um globo amarelo, vemos por dentro de um corpo oco como o de Adão antes do sopro. A variedade de personagens dá a entender que Miri é capaz de criar um mundo ou, pelo menos, uma cidade. 

Um outro sentido de “Biblos” reaparece: Biblos, cidade portuária fenícia de onde exportavam o papiro egípcio para a fabricação dos primeiros livros gregos.

Miri Felix nasceu no Líbano em 1972. Viveu em Chicago e no Rio de Janeiro até se formar em Desenho Gráfico pela Univercidade e depois partir para a École Nationale des Beaux-Arts de Paris, onde estudou Artes Visuais. Participou de exposições na Alemanha, Franca e Portugal. Hoje vive e trabalha na França.

exposição: 01/08/2018 a 29/08/2018

 

Obras