Ana Paula Albé - você, eu e o outro | Rosilda Sá - diálogos poéticos | 16. 03. 12 > 14. 04. 12
Ana Paula Albé - você, eu e o outro | Rosilda Sá - diálogos poéticos | 16. 03. 12 > 14. 04. 12
A galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea convida para a abertura da instalação VOCÊ, EU E OS OUTROS, dia 15 de março, da artista carioca Ana Paula Albé e Diálogos Poéticos, da artista Rosilda Sá.
Além das fotos feitas na ocasião da Coletiva 11 (Galeria Mercedes Viegas, dezembro de 2011), a artista acrescentará à exposição as fotos resultantes das últimas instalações da cabine, realizadas na Praça Santos Dumont e na PUC – Rio, Gávea.
A cabine fotográfica estará aberta no vernissage a todos os interessados a participar do projeto, fazendo suas fotos tipo passaporte.
A artista faz pequenas alterações nas imagens, de forma que cada foto feita gera quatro imagens expostas. Uma das fotos mostra como a pessoa se vê (invertida no reflexo do espelho), outra foto mostra como a pessoa é vista pelo outro e as duas outras são novas possibilidade, rostos simétricos, duas mesmas metades de cada pessoa.
A instalação é proposta como um processo coletivo. Um jogo fotográfico que transforma o público de espectador passivo a participante essencial para a realização do projeto.
Ana Paula Albé é carioca, nasceu em 1974 e trabalha com imagens desde 1996. Realiza projetos com fotografia, vídeo e pessoas. Seus trabalhos já foram expostos no Brasil, Peru Colombia,Portugal, Itália, França e India. Recentemente recebeu o Premio Aquisição no Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.
A mostra reúne duas instalações, Inventário e Imagens Amadas, envolvidas em processos poéticos distintos – fotografias de cerâmicas, desenhos e cerâmicas –, que dialogam entre si.
Ambas as obras participaram no ano passado da exposição coletiva Dentro/Fora/Junto, na Galeria Gustavo Schnoor, do Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Inventario consiste na série de 47 fotografias de objetos utilitários de cerâmica (poteria e louça fina), dispostas sobre prateleiras, mostrando a banalidade e o requinte da vida cotidiana, a funcionalidade e a obsolescência.
Imagens Amadas reúne num espaço imersivo, variada tipologia de formas utilitárias de terracota colorida – jarros, vasos, bules, xicaras etc. – montadas sobre as paredes da galeria. A obra tem enfoque na produção artesanal da linguagem tradicional da cerâmica popular, na queima em forno a lenha e, na produção colaborativa.
Sensibilidade e afeto permeiam os nexos participativos entre as pessoas envolvidas nos processos poéticos de produção de ambas as obras, bem como, delas mesmas com os objetos utilitários de cerâmica nos seus espaços da vida cotidiana.
As obras de Rosilda Sá trazem discussões sobre o conceito e a linguagem da cerâmica, além do senso comum, refletindo sua inscrição na arte contemporânea.
Rosilda Sá realizou várias exposições individuais, participou de coletivas no Brasil e no exterior. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (início 2012). Possui Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2011), Especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica no Ensino das Artes pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Licenciatura e Formação em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1988 e 1989). Participou da residência de artista na Association Le Hors-là, com estágio no Atelier de Terre, da École Supérieure des Beaux Arts de Marseille-Luminy, França (1993). Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.