patricio 1.jpg

patricio vélez

Patricio Vélez nasceu em Quito, Equador, em 1945. Desde 1976 vive em Barcelona. Ele tem nacionalidade espanhola desde 1994. Estudou arquitetura na Universidade Central de Quito, na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona e na l´Ecole d Architecture de Paris-Belleville, onde se formou em Architecte D.P.L.G. em 1973. Foi professor na Eina, Barcelona; e ministrou cursos em l´Escola Massana, Barcelona; Ecole d´Art d´Avignon; Herbário QCA da Universidade Católica de Quito.

Começou a fotografar em 1967, durante uma longa viagem pelo Peru, Bolívia e Brasil. Durante o período como estudante de arquitetura, em Barcelona, ​​fez extensos relatórios sobre arquitetura modernista e racionalista, os quais, em grande parte, foram adquiridos pelo Arquivo Histórico do Colégio de Arquitetos. Realizou os audiovisuais para a exposição de Gaudí, Musée des Arts Décoratifs, Paris, 1971; a exposição individual Architecture of the Incas, Ecole d´Architecture de Marseille, Luminy, 1970. E, finalmente, em Paris, foi editor e fotógrafo da l´Encyclopédie du Bâtiment, Edicions Herault.

Algumas de suas fotos foram publicadas nas revistas Triunfo e Le Nouvel Observateur. Em 1976, decidiu abandonar a fotografia para se dedicar à pintura e ao desenho. Em 2005-2006 assumiu a fotografia como eixo de suas estadas no Sítio Roberto Burle Marx, Estado do Rio de Janeiro e na Estação Científica Ferreira Penna, Caxiuanã, Estado do Pará.

 

Obras