almandrade

Antonio Luiz Morais de Andrade

1953, São Felipe, BA
Vive e trabalha em Salvador, Bahia

Artista plástico, arquiteto, mestre em desenho urbano, poeta e professor de teoria da arte das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia e Palacete das Artes. Participou de várias mostras coletivas, entre elas: XII, XIII E XVI Bienal de São Paulo; “Em busca da Essência” - mostra especial da XIX Bienal de São Paulo; IV Salão Nacional; Universo do Futebol (MAM/Rio); Feira Nacional (S.Paulo); II Salão Paulista, I Exposição Internacional de Escultura Efêmeras (Fortaleza); I Salão Baiano; II Salão Nacional; Menção honrosa no I Salão Estudantil em 1972.

Integrou coletiva de poemas visuais, multimeios e projetos de instalações no Brasil e exterior. Um dos criadores do Grupo de Estudos de Linguagem d Bahia que editou a revista “Semiótica” em 1974. Realizou mais de trinta exposições individuais em Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo entre 1975 e 2019; escreveu em vários jornais e revistas especializados sobre arte, arquitetura e urbanismo. Prêmios nos concursos de projetos para obras de artes plásticas do Museu de Arte Moderna da Bahia, 1981/82. Prêmio Fundarte no XXXIX Salão de Artes Plásticas de Pernambuco em 1986. Publicou os livros de poesias e/ou trabalhos visuais: “O Sacrifício do Sentido”, “Obscuridades do Riso”, “Poemas”, “Suor Noturno”, “Arquitetura de Algodão”, “Escritos sobre Arte” e “Malabarismos das Pedras” (poesia).

Prêmio Copene de Cultura e Arte, 1997.Tem trabalhos em vários acervos particulares e públicos, como: Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), Museu da Cidade (Salvador), Museu Afro (São Paulo), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Pinacoteca Municipal de São Paulo. Retrospectiva Museu de Arte Moderna da Bahia, 2000. Exposição “pensamentos” no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), participa de mostra de poesia visual brasileira no Mexic-Art Museum em Austin. Exposição individual “Pequenos Formatos” na galeria ACBEU em Salvador, 2002.

Esculturas, Instituto Goethe, Salvador, 2003. Pinturas, Hotel Sofitel, Costa do Sauípe-Ba., 2004. Instalação, Conjunto Cultural da Caixa, Arte Erótica, Escola de Belas Artes da UFBA., Coordena Oficina Arte Cidade do Instituo Goethe, Salvador. Curadoria da mostra SSA 456 Galeria da Cidade, Salvador 2005. Participa das exposições coletivas “Ode ao Dois de Julho”, Galeria da Cidade, “Modos de Ver e Entender a Arte”, Museu de Arte da Bahia, Salvador, 2006. Entre 1986 e 1990, na Fundação Cultural do Estado da Bahia no Departamento de Museus e Artes Plásticas, exerceu os cargos de: Chefe de Divisão de Artes Plásticas e depois, Sub-gerente de artes Plásticas. Participação como jurado em concursos públicos de artes plásticas, entre eles: Concurso de Decoração do Carnaval da Cidade do Salvador, 1980; Salão de Arte da Semana da Cultura do SESI, Salvador 1986; Comissão de seleção dos Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia, Juazeiro, 1997 e 1999; Júri de Seleção e Premiação da 1° Bienal do Recôncavo, São Félix, 1991; Comissão de Seleção do Projeto Atos Visuais 2004-2005 da Funarte, Brasília, 2004. Comissão de Seleção Bolsas de Pesquisa em Crítica de Arte da Funarte, Rio de Janeiro, 2008. Exposição “A Arte de Almandrade”, Centro Cultural Caixa, Salvador 2009 e Centro Cultura da Caixa, São Paulo 2012.


obras

 

exposições relacionadas