alex gama

Bacharel em Ciências Biológicas, Alex fez Curso de Gravura no Mam RJ e Curso de Montagem e Curadoria no Masp SP.

O artista escolheu trabalhar com gravura em madeira, mas não queria uma gravura tradicional somente de claro/escuro, com cortes precisos partindo do negro em busca da luz. Rompeu com essa tradição na maneira de gravar na madeira de fio e, ao mesmo tempo, valorizar o suporte, a matriz, mostrando que a madeira em toda
a sua exuberância deveria estar presente no trabalho. Daí toda essa gama de cinzas e onde, sem dúvida a cor está implicitamente presente, bem como a presença do veio da madeira, em perfeita harmonia faz parte integrante das tramas criadas numa interação harmônica, um modo de gravar que é um gesto de carinho, uma poesia gravada, sem o corte brusco, seco, sem sangrar. Por isso, optou pela vertente do movimento neoconcreto onde pode expressar todo seu processo criativo, fazendo disso uma opção que às vezes chega a ser exasperante, até para o ato de criar, mas que o resultado é sempre surpreendentemente coerente até para o artista em seu universo criador.

Alex Gama participou de salões de arte nacionais e internacionais, realizou inúmeras exposições coletivas e individuais.


Suas obras encontram-se em Museus e Coleções particulares, destacando -se Mac, USP; Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP; Museu da Universidade de Essex, Inglaterra; Museu de Arte da Republica Tcheca, Praga; Biblioteca Nacional, RJ; Museu Nacional de Belas Artes, RJ; MoMa NY, USA; Biblioteca Nacional de Lisboa, Portugal.

Técnico em Produção Gráfica FENAME/FAE 1980/1984
Professor de Xilogravura, MAM Rio de Janeiro, RJ 1983/1985
Técnico em Produção Gráfica Fundação Nacional PróMemória, 1984/1987
Coordenador Chefe do Gabinete de Gravura do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ 1987/1991
Técnico em Processamento de Acervo do Museu Histórico Nacional
Coordenador de Artes Visuais da FUNARTE/Rio de Janeiro, RJ, 2000