adalberto mecarelli

Nascido na Itália em 1946, Adalberto Mecarelli vive e trabalha em Paris há 50 anos. Escultor de matriz construtiva abstrata que se notabilizou por seu trabalho de luz e sombra, registros da luz solar, Mecarelli apresenta seu trabalho em diversos espaços públicos na França, Itália e Alemanha, desde a década de 60.

Em novembro de 2021 apresentou a instalação Lux Umbrae, no Musée Nacionnal Picasso-Paris, na exposição Picasso à I’Ilmage.

“Apesar de flertar com a invisibilidade, a luz, para Mecarelli, é matéria dotada de volume. “Não é diretamente visível mas gera uma presença concreta. Será sempre necessária a fumaça para percebermos sua existência?” – pergunta. De fato, não obstante a leveza e a impalpabilidade da matéria, suas realizações com a luz, desde os primeiros trabalhos em 1973, são essencialmente escultóricas. Com eles, não busca o efeito cenográfico mas “impregnar de vibração nova as superfícies” e construir volumes geométricos. Ainda que a fronteira com a pintura se insinue no trabalho, a relação de complementariedade e interdependência evidenciada, aponta para a concretude da forma no espaço que, afinal, é afirmada por sua sombra.

Nas diferentes escalas e contextos, arquitetônicos e urbanos, nos quais atua - fachadas de monumentos, antigas torres e abadias - suas projeções de volumes geométricos ecoam, comentam, desestabilizam perspectivas, transformam o lugar onde se instalam. No caso das intervenções em museus, a partir de 2004, as projeções atuam criticamente na relação que estabelecem com as obras existentes, sublinham seus eixos compositivos, a tensão dramática, as relações volumétricas internas a uma obra, ou entre elas e seus contexto.”

- Elisa Byington


obras

 

exposições relacionadas